Ainda que muitos radioamadores desconsiderem esta banda, e até desprezem-na, eu ainda gosto muito dos 11m. Pelas características técnicas, pelo "glamour" de se operar numa faixa que já foi do céu ao inferno, que já foi "populosa" e hoje está à mercê, pelo menos em determinadas regiões.
É fato que não é tão fácil encontrar operadores trabalhando esta faixa com ética como em outras (principalmente no Brasil), mas há muitos países interessantes para se trabalhar em 11m. Há de se fugir dos 40 canais "tradicionais" e procurar trabalhar as "beiradas" dessa faixa, ou fazer os 40 durante momentos de baixa atividade como nas madrugadas.
Quase o mundo inteiro fala em 11m, o que abre um imenso leque de possibilidades.
Navegando na internet atrás de Yagis para a banda de 11m eu descobri que há várias antenas que tem em comum a boa reputação. São algumas marcas conhecidas e outras nem tanto (pelo menos para mim) que produzem antenas de primeira qualidade. Seguem alguns modelos e marcas, bem como o site dos fabricantes, de algumas antenas muito bem faladas por aí.
Duoro Antenas - Austrália (não há um site oficial para o fabricante, este é um revendedor da marca)
GB Antenas - Holanda (destaque para a 10 elementos modelo heavy, boom de 19 metros, 75kg de peso total e ganho de 17,9dBd)
ITA Antenas - Itália (destaque para o modelo ITA116, boom de 11,4 metros, 13,5dBd de ganho)
Jo Gunn Antenas - USA (destaque para a antena SA-8, oferece 25dBd de ganho e suporta até 20kW de potência - segundo o fabricante)
Sirio Antenas - Itália (a SY 27-4 é a top de linha da Sirio, são 11dBd de ganho e possibilidade de trabalhar com a té 3kW)
PKW Antenas - Itália (o modelo MHF7e/11 é o top de linha, capaz de entregar 13dBd de ganho)
MACO Antenas - USA (Flat8 é o modelo top de linha, com 18dBd de ganho e 10 elementos)
Assinar:
Postar comentários (Atom)